Para pedalar na cidade, encarar uma trilha ou participar de provas é preciso fôlego. Se o seu pedal está cada vez mais pesado, talvez ele tenha emperrado justamente aí. Para te ajudar a entrar em forma nesse começo de ano e melhor ou recuperar a resistência sobre o selim, preparamos quatro dicas básicas:
1 – Vá aos poucos. Não adianta nada se matar de tanto pedalar num dia e no outro estar quebrado. Além de levar um tempão para se recuperar, você sobrecarrega os músculos, articulações e ligamentos, o que pode te dar, em vez de fôlego, uma lesão. Sem forçar a barra, vá aumentando a distância e a velocidade aos poucos e se observe: se, no dia seguinte, você ficou mais de dois dias dolorido, é porque exagerou.
2 – Alterne treinos de bike com outros esportes aeróbicos, como corrida, natação, futebol. Assim, você evita lesões por esforço repetitivo ao mudar o tipo de movimento e fortalece músculos que não são exigidos na pedalada, mas que são ótimos auxiliares quando estão treinados.
3 – Dê um gás na dieta. Aumentou o tempo de treino? Aumente o consumo de carboidratos, que são a principal fonte de energia do organismo. Suplementos em gel para serem consumidos durante os exercícios também são uma boa opção, pois são uma carga de combustível para aquele pouquinho a mais em cada treino.
4 – Faça uma revisão no equipamento. Se você vai aumentar a exigência, é preciso ter certeza de que ele agüenta. Pneus, guidão, freios, corrente, precisa estar tudo tinindo para que você pedale em segurança e sem fazer esforço desnecessário.
Por fim, descanse bem. Dormir bem e intercalar treinos com descanso é essencial para que seu organismo opere sempre com 100% da capacidade.
Boas pedaladas em 2011!
Nenhum comentário:
Postar um comentário