
Deve ter sido uma experiência e tanto para os cinco garotos de Liverpool: na manhã de 17 de agosto de 1960, os músicos, que somente há pouco se apresentavam sob o nome The Beatles, chegaram a Hamburgo, na Alemanha, desembarcando num ambiente no mínimo peculiar.
O bairro era St. Pauli, cheio de bordéis, casas de strip-stease e bares de marinheiros. E foi num desses locais, o Indra, que John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stuart Sutcliffe e Pete Best fizeram sua primeira apresentação na cidade alemã, para um público formado por prostitutas e seus clientes.
Os Beatles ainda eram desconhecidos e estavam longe do sucesso que alcançariam anos mais tarde como os "quatro fabulosos". E eram também muito jovens. O mais velhos dos cinco, Sutcliffe, mal havia completado 20 anos. O mais novo, Harrison, tinha 17 --e escondia a idade.
Foi o empresário Alan Williams quem agenciou os primeiros shows dos Beatles em Hamburgo. A proposta era tentadora: 100 libras por semana, equivalente hoje a mais ou menos 3.000 euros. "Depois de tocar, eles costumavam voltar para tomar um café com torrada. Se você quisesse torrada com marmelada, tinha de pagar um penny a mais. Ainda posso ver McCartney dizendo a Lennon: 'você está louco, isso custa um penny a mais!'", relata Williams.
Nenhum comentário:
Postar um comentário